você também pode ler o conteúdo
do livro on line

LEIA O LIVRO ON LINE


  • Catalogação na Publicação

Catalogação na Publicação

Serviço de Biblioteca e Documentação

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

 

L695            Liberdade de expressão e campanhas eleitorais - Brasil 2018
[recurso eletrônico] /

Cristina Costa, Patrícia Blanco (Orgs.) - São Paulo: ECA-USP, 2019.
273 p.
 

ISBN 978-85-7205-232-0

DOI 10.11606/9788572052320


1. Campanha eleitoral - Brasil 2. Liberdade de expressão 3. Censura
4. Comunicação I. Costa, Maria Cristina Castilho II. Blanco, Patrícia

CDD 21.ed. – 320.981


Elaborado por: Alessandra Vieira Canholi Maldonado CRB-8/6194

 

Expediente:

Editoria: Walter de Sousa Junior

Preparação e revisão de textos: Walter de Sousa Junior

Designer gráfico e Diagramação: M&M Soluções Web

Capa: Paulo James Woodward

Sobre o Livro

O livro Liberdade de Expressão e Campanhas Eleitorais – Brasil 2018 é fruto de uma convivência e parceria mantida ao longo dos anos entre três instituições internacionais. Uma delas é o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo – OBCOM-USP, cujas atividades tiveram início em 2000, a partir do estudo do Arquivo Miroel Silveira, constituído de 6.137 processos de censura prévia ao teatro em São Paulo, de 1930 a 1970, que esteve sob guarda da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP e que, hoje, abriga-se no Arquivo do Estado de São Paulo. A partir do estudo da censura estatal criada e praticada no Brasil até 1988, quando a nova Constituição a aboliu, inúmeros pesquisadores, em diferentes graus acadêmicos têm se dedicado ao estudo das formas de interdição do livre pensar e comunicar de ideias.

Outra dessas parceiras é o Instituto Palavra Aberta, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sediado em São Paulo, que tem por finalidade o fomento da educação e da cultura e a defesa da liberdade de expressão através de debates, simpósios, conferências e parcerias com instituições do setor público e privado, contribuindo para o fortalecimento da democracia. O IPA atua com recursos de seus associados, empresas e associações ligadas às comunicações.

A terceira instituição parceira é o ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, unidade de investigação no domínio das Ciências da Comunicação, em Portugal, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa), resultante da integração de outros grupos de pesquisa, entre as quais o CIMJ – Centro de Investigação, Media e Jornalismo e CIC Digital. O ICNOVA desenvolve uma agenda nacional e internacional que o fez estabelecer convênio no Brasil para o desenvolvimento do presente projeto.

Essas três instituições, interessadas na defesa da liberdade de expressão, assinaram convênio em 2018 para a realização de pesquisa intitulada Campanhas Eleitorais e Liberdade de Expressão 2018-2019, visando o levantamento das propostas a esse respeito pelos candidatos que se apresentam nas eleições presidenciais brasileiras, em 2018, e para as eleições legislativas, em Portugal, em 2019. A partir de matérias publicadas em veículos de grande circulação, no Brasil e em Portugal, pretende-se analisar os debates, as propostas, as críticas e os programas eleitorais envolvendo processos de censura e interdição da comunicação e a defesa da liberdade de expressão.





Formatos da Publicação

A publicação esta disponível em e-pub e PDF-a


EPUB






Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa
    Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP.
  • Isabel Ferin Cunha
    Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. Coordenadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa).
  • Walter de Sousa
    Professor Doutor pela ECA-USP e Professor Colaborador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP.
  • José Ismar Petrola
    Doutorando pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

  • José Esteves Evagelidis
    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pesquisador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da USP e coordenador do Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
  • Luciano Somenzari
    Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP
  • Myrian Clark
    Jornalista, especialista em Educomunicação pela ECA-USP e Mestranda pela ECA-USP

  • André Bueno
    Mestrando em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

  • Ferdinando Martins
    Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes e vice-coordenador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura




Apoio: